Compostagem

NOVIDADE: Curso de Capacitação em Compostagem Comunitária e Doméstica


No 2.º trimestre de 2022 arranca o Curso de Capacitação em Compostagem Comunitária e Doméstica, que vai ser, principalmente, itinerante. Está projetado para ser ministrado nas instalações de cada Município. 

Promovido por: ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e Circular Economy Portugal (CEP).

Formador: Pedro Carteiro

Objetivos gerais: dotar os formandos para o dimensionamento, instalação e operação de compostores comunitários e desenvolvimento de redes de compostagem doméstica, cumprindo os requisitos técnicos e legais.

Oferta: MANUAL DE OPERAÇÕES DA COMPOSTAGEM COMUNITÁRIA E DOMÉSTICA

Descarregue toda a informação aqui: FICHA DO CURSO.

Inscrições: geral@compostagem.pt ou em http://www.compostagem.pt/eventos.html


Compostagem, pode tratar quase 50% dos Resíduos Urbanos

A minha tese de mestrado tem o título "Avaliação da vermicompostagem no tratamento de resíduos urbanos e a sua influência na qualidade do composto produzido", cuja elaboração permitiu-me aprofundar o tema Compostagem.

Tenho desenvolvido trabalho essencialmente na área da Compostagem Comunitária e Doméstica. Nomeadamente no desenvolvimento de projectos de Compostagem de Baixo custo.

Recentemente colaborei a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável na dinamização de um Workshop online sobre Compostagem Doméstica, orientado para a aprendizagem onde foi distribuído um Manual, que a qualquer momento pode ser solicitado pelos contactos da referida Associação.



Em 2020 e 2021 realizei, através da APEA - Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente, o CURSO AVANÇADO - COMPOSTAGEM COMUNITÁRIA: Implementação de uma ferramenta chave na gestão de biorresíduos.

COMPOSTORES COMUNITÁRIOS:

- Comercial:

No link segue uma Proposta Comercial de um modelo de Compostor Comunitário (que tive oportunidade de colaborar no seu desenvolvimento).

Pode ser destacado o seguinte:
- fabricado em Portugal (Prodelix),
- monomaterial (em plástico misto reciclado),
- montagem rápida e fácil,
- modular e escalável,
- fácil utilização por parte do produtor de biorresíduos (acesso por postigo),
- fácil operação,
- preço competitivo.

A matéria prima para o fabrico são plásticos mistos urbanos nacionais, que de outra forma seriam enviados para eliminação.

Agradeço divulgação, no sentido de fomentar a economia circular e a economia local/nacional.

- Madeira (novidade!):

Considerando que os compostores comerciais em plástico mistos (sustentáveis e duráveis) são ainda um investimento elevado e, por outro lado, há urgência em dar resposta à necessidade de procura de compostores comunitários decidi criar um desenho/modelo para ser fabricado em madeira, material mais barato e endógeno.

Para desenhar o que idealizei convidei um amigo Eng. Civil, que teve a amabilidade (e paciência) para passar para o papel as ideias.

Com efeito, o modelo em causa é para ser 100% funcional, tanto da perspectiva do utilizador (cidadão, produtor de biorresíduos) como da perspectiva do operador que faz a respectiva manutenção do equipamento/compostor.

Sintam a liberdade de baixar os desenhos, é uma oferta! Faz parte do meu modesto contributo na área da gestão dos biorresíduos, que ocupam quase metade do nosso caixote do lixo! E, claro, podem partilhar, nomeadamente com SGRUs, autarquias, associações, empresas de consultadoria, etc..

Baixar ficheiros (.pdf e de desenho editável): modeloMADEIRAdesenhoCORTE.

        



SITES NA ÁREA DOS BIORRESÍDUOS

Faço ainda a gestão do site .COMPOSTAGEM., que tem espaço para divulgar os vossos projectos, sejam ao nível da Compostagem Doméstica, Comunitária, Municipal, Agrícola ou Industrial. Recentemente o site passou a ter um separador "FORNECEDORES", é o local certo para publicitarem os vossos produtos e soluções: www.compostagem.pt (nota: site em actualização).

O referido site, que estou a reformular/actualizar, vai integrar outros sites relacionados com biorresíduos, ou seja, vai incluir informação para que esses sites possam "apontar", e assim tornar-se mais fácil a consulta.




Actividades

Resíduos

100% Reciclagem!

Educação Ambiental

Como partir para a acção?
Criando desejo de mudança!

Formação

Desenvolver competências.

Compostagem

Na natureza, nada se cria, nada se perde,
tudo se transforma.

Projectos & Ideias

Ovo de Colombo!

Publicações

Conhecer não é demonstrar nem explicar,
é aceder à visão.

logotipo

 +351 965 843 007 (Chamada para a rede móvel nacional)

 info@pedrocarteiro.pt

Redes sociais